Alagoas recebe dez vezes mais turistas internacionais neste ano do quem em 2015

O aumento no fluxo de passageiros estrangeiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi expressivo nos últimos quatro anos. Prova disso é que, dados divulgados pela Infraero revelam que o número de estrangeiros que embarcaram e desembarcaram em Alagoas nestes cinco primeiros meses de 2018 é dez vezes maior do que todo o ano de 2015.

Segundo os dados publicados no portal de transparência da Infraero, entidade responsável pela administração do aeroporto alagoano, doze mil passageiros internacionais passaram pelo equipamento até o fim do mês de maio. Em todo o ano de 2015, esse número era de pouco de mais de mil.

Uma das razões para este crescimento significativo é o trabalho de expansão da malha aérea do Estado, liderado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). À frente da pasta, o secretário Rafael Brito conta que os voos que ligam diretamente a cidade de Maceió a Buenos Aires, capital da Argentina, fizeram a diferença neste período.

“Durante a gestão Renan Filho um dos grandes diferenciais para o turismo foi o trabalho de expansão da malha aérea e isso foi essencial para o crescimento do fluxo de turistas internacionais nas nossas cidades. Atualmente nós temos um voo regular semanal que traz turistas de Buenos Aires, na Argentina. Além disso, temos voos extras que acontecem em períodos diferentes, durante todo o ano, como é o caso do voo da companhia aérea Andes que liga diretamente Maceió a Córdoba, segunda maior cidade argentina”, explica o secretário Rafael Brito.

Outra ação que impulsionou este crescimento foi o trabalho de promoção e divulgação do Destino Alagoas feito em parceira entre o Governo do Estado e entidades do trade turístico alagoano. Nestes últimos anos, o Estado marcou presença em feiras internacionais na Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, contemplando os principais mercados emissores do exterior para Alagoas.

Além das feiras, o Estado promoveu ações diretas de promoção do Destino Alagoas em Buenos Aires, a exemplo do encontro promovido pela Sedetur no início deste mês na capital argentina. Somente neste evento, mais de 200 agentes de viagens e demais players do turismo conheceram melhor as opções e atrativos das cidades alagoanas, fomentando a venda do Destino no país.

Crescimento do fluxo total também é significativo

Já quando observado o fluxo total de passageiros, dado também colhido pela Infraero, que inclui passageiros nacionais e internacionais, o crescimento percentual no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi de 4,33% de 2015 a 2017. No último ano, mais de dois milhões de pessoas passaram pelo equipamento, considerado a principal porta de entrada de turistas no Estado.

Para o secretário Rafael Brito, este crescimento também foi significativo tendo em vista o momento econômico pelo qual passou o país neste período.  “Crescer em fluxo como crescemos neste período é relevante porque mostra como o setor venceu a crise econômica e política que se abateu sobre o país nestes últimos anos. Os investimentos em áreas como segurança também contribuíram para o turismo na medida em que o Estado e capital Maceió caíram nos rankings de violência, mais pessoas foram atraídas para viajar para cá. Com mais turistas, mais investimentos são gerados e novas oportunidades de emprego e renda surgem para a população. O turismo, certamente, é uma das vertentes que contribui para o novo cenário econômico e social que vive Alagoas”, ressalta o secretário Rafael Brito.

Ascom – 06/07/2018

(Visited 1 times, 1 visits today)